Trabalhando com charges
INDICAÇÃO: A partir da 7ª série, de acordo com o aprofundamento dado. Podendo ser adaptado a alunos menores e maiores.
OBJETIVOS:• Ver a charge como unidade textual de sentido completo.
•Trabalhar a correlação texto/contextual, imprescindível para compreensão da mensagem contida na charge.
•Ler de forma crítica a mensagem da charge, principalmente nos seus aspectos de crítica, sátira e paródia.
•Analisar a inter-relação texto verbal (esporádico) x texto não-verbal (constante) presentes na charge, enquanto elementos intensificadores de seu aspecto crítico.
•Identificar a mensagem eminentemente sintética da charge.
•Produzir textos estrutural funcionalmente semelhantes aos analisados.DESENVOLVIMENTO:1a Parte: Análise do material:•Ler as charges.
•Decodificar as mensagens, correlacionando-as aos fatos que as inspiraram.
•Observar os elementos verbais e não-verbais presentes nas charges e classificá-las segundo apresentem apenas desenho, ou desenho e texto verbal, separando-as nesses dois tipos.
•Analisar, primeiramente, as que fazem uso exclusivo de elementos não-verbais, com ênfase nos aspectos que conferem humor e criticidada ao texto.
•Fazer o mesmo com as que apresentem elementos verbais destacando a dimensão que a parte escrita assumirá no texto.
•Elaborar quadro sinótico, listando os elementos encontrados nas charges analisadas.
•O professor deve levar vários exemplos de charges para a sala de aula.
•Chamar a atenção para o fato que originou a criação da charge (isso é essencial à compreensão)
.Observar a presença obrigatória do elemento não-verbal, e esporádica do verbal.
•Observar que os elementos de ruptura que conferem o tom crítico-humorístico à charge podem ser de vários tipos. Por exemplo: exagero nos traços de pessoas retratadas (em processo semelhante à caricatura) ou introdução de elementos inusitados naquele texto.Ao fim desta atividade, apresentar três exemplos de charges que jogam diferentemente com seus elementos constitutivos.Texto 1: Charge sem palavras.
Texto 2: Elemento verbal sobrepondo-se ao não-verbal – residindo humor nas falas dos personagens.
Texto 3: Correlação perfeita palavras/ilustração.
As falas só assumem sua real dimensão se levarmos em conta o contexto em que são produzidas.
ELEMENTOS | |
Não-verbais | Verbais |
- caricaturas de pessoas famosas reforçando aspectos de sua conduta,caráter ou físico. - cenário – contexto - etc | - diálogos -legendas -slogans - desvios e/ou rupturas de sentido - etc |
2ª parte: Produção (individual ou em grupo):
•Procurar, em jornais ou revistas, notícias curtas, de caráter geral ou político, cujo tema se preste a ser retomado através de uma charge.
•Elaborar a charge, lançando mão dos elementos do quadro sinótico.
•Mostrar à turma a charge elaborada, para que seja avaliada sua adequação e alcance crítico em relação ao tema escolhido.
•Mostrar painel onde sejam mostradas lado a lado as charges produzidas e as notícias que as inspiraram.
•Elaborar a charge, lançando mão dos elementos do quadro sinótico.
•Mostrar à turma a charge elaborada, para que seja avaliada sua adequação e alcance crítico em relação ao tema escolhido.
•Mostrar painel onde sejam mostradas lado a lado as charges produzidas e as notícias que as inspiraram.
VARIANTES:
•Formar equipes.
•Trazer para a sala de aula, em data pré-acertada:
•Trazer para a sala de aula, em data pré-acertada:
- Exemplos de charges de diferentes autores atuais e temas (de políticos, de artistas, de ocorrências, críticas à situação do país, etc) pesquisados em revistas e jornais.
- Se possível, trazer charges lançadas à época de fatos marcantes da História.
- A própria turma julgará a adequação do material trazido para o cumprimento da tarefa.
- Será considerada "vencedora" a equipe que apresentar maior variedade de autores e de temas.
SUGESTÃO:
Pode-se também pesquisar e interpretar charges animadas em vídeos, disponíveis na internet e propor aos alunos que busquem diferentes maneiras de apresentar charges criadas por eles.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o desempenho global dos alunos continuamente a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
FONTE: .http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/charges.htm
Charges analizadas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPtqJUglqvzRIBDuE0vqfEzxar915_KoqdNTttFFS4nyKSaqF0X92-fhaPzAFK0dnuPbzES7oh4zIBFjYMZ8kV3-RWltkb6Tduht2M2Az8XfJ-Y86h-I5vitqb5dmbPktu6NLcBBidRFA/s640/blog.jpg)
Pode-se também pesquisar e interpretar charges animadas em vídeos, disponíveis na internet e propor aos alunos que busquem diferentes maneiras de apresentar charges criadas por eles.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o desempenho global dos alunos continuamente a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
FONTE: .http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/charges.htm
A charge animada
Essa aula deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Objetivos da aula:
#Ler e interpretar charges animadas.
#Perceber a intertextualidade.
#Realizar inferências.
#Perceber a voz como elemento provocador do riso.
#Perceber a opinião e a informação na charge.
#Identificar a crítica implícita na charge.
Entrar em:http://charges.uol.com.br/
ou outros sites sobre o assunto.
Escolher uma das charges lidas e responder as questões:
1. Qual o assunto enfocado na charge?
2. O que mais chamou a atenção ao ler a charge ?
3. Que aspecto do mundo real é criticado pelo autor?
4. Há exageros nos traços das personagens? Quais?
5. Que valores sociais foram invertidos na charge? Qual a intenção do chargista com essa inversão?
6. Qual a crítica feita através dessa charge?
0 comentários Objetivos da aula:
#Ler e interpretar charges animadas.
#Perceber a intertextualidade.
#Realizar inferências.
#Perceber a voz como elemento provocador do riso.
#Perceber a opinião e a informação na charge.
#Identificar a crítica implícita na charge.
Entrar em:http://charges.uol.com.br/
ou outros sites sobre o assunto.
Escolher uma das charges lidas e responder as questões:
1. Qual o assunto enfocado na charge?
2. O que mais chamou a atenção ao ler a charge ?
3. Que aspecto do mundo real é criticado pelo autor?
4. Há exageros nos traços das personagens? Quais?
5. Que valores sociais foram invertidos na charge? Qual a intenção do chargista com essa inversão?
6. Qual a crítica feita através dessa charge?
Charges analizadas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPtqJUglqvzRIBDuE0vqfEzxar915_KoqdNTttFFS4nyKSaqF0X92-fhaPzAFK0dnuPbzES7oh4zIBFjYMZ8kV3-RWltkb6Tduht2M2Az8XfJ-Y86h-I5vitqb5dmbPktu6NLcBBidRFA/s640/blog.jpg)