Língua Portuguesa - Literatura

Trabalhando com charges

INDICAÇÃO:   A partir da 7ª  série,  de acordo com o aprofundamento dado. Podendo ser adaptado a alunos menores e maiores.
   OBJETIVOS:
• Ver a charge como unidade textual de sentido completo.
•Trabalhar a correlação texto/contextual, imprescindível para compreensão da mensagem contida na charge.
•Ler  de forma crítica a mensagem da charge, principalmente nos seus aspectos de crítica, sátira e paródia.
•Analisar a inter-relação texto verbal (esporádico) x texto não-verbal (constante) presentes na charge, enquanto elementos intensificadores de seu aspecto crítico.
•Identificar  a  mensagem eminentemente sintética da charge.
•Produzir textos estrutural funcionalmente semelhantes aos analisados.
DESENVOLVIMENTO:
1a Parte: Análise do material:
•Ler as charges.
•Decodificar as mensagens, correlacionando-as aos fatos que as inspiraram.
•Observar os elementos   verbais e não-verbais presentes nas charges   e classificá-las segundo apresentem apenas desenho, ou desenho e texto verbal, separando-as nesses dois tipos.
•Analisar, primeiramente, as que fazem uso exclusivo de elementos não-verbais, com ênfase nos aspectos que conferem humor e criticidada  ao texto.
•Fazer o mesmo com as que apresentem elementos verbais destacando a dimensão que a parte escrita assumirá no texto.
•Elaborar quadro sinótico, listando os elementos encontrados nas charges analisadas.
•O professor deve levar vários exemplos de charges para a sala de aula.
•Chamar a atenção para o fato que originou a criação da charge (isso é essencial à compreensão)

.Observar a presença obrigatória do elemento não-verbal, e esporádica do verbal.
•Observar que os elementos de ruptura que conferem o tom crítico-humorístico à charge podem ser de vários tipos. Por exemplo: exagero nos traços de pessoas retratadas (em processo semelhante à caricatura) ou introdução de elementos inusitados naquele texto.
Ao fim desta atividade, apresentar três exemplos de charges que jogam diferentemente com seus elementos constitutivos.
Texto 1: Charge sem palavras.
Texto 2: Elemento verbal sobrepondo-se ao não-verbal – residindo humor nas falas dos personagens.
Texto 3: Correlação perfeita palavras/ilustração.
As falas só assumem sua real dimensão se levarmos em conta o contexto em que são produzidas.
ELEMENTOS
Não-verbais
Verbais
- caricaturas de pessoas famosas reforçando aspectos de sua conduta,caráter ou físico.
- cenário – contexto
- etc

- diálogos
-legendas
-slogans
- desvios e/ou rupturas de sentido
- etc
2ª parte: Produção (individual ou em grupo):
•Procurar, em jornais ou revistas, notícias curtas, de caráter geral ou político, cujo tema se preste a ser retomado através de uma charge.
•Elaborar a charge, lançando mão dos elementos do quadro sinótico.
•Mostrar à turma a charge elaborada, para que seja avaliada sua adequação e alcance crítico em relação ao tema escolhido.
•Mostrar painel onde sejam mostradas lado a lado as charges produzidas e as notícias que as inspiraram.
VARIANTES:
•Formar equipes.
•Trazer para a sala de aula, em data pré-acertada:
- Exemplos de charges de diferentes autores atuais e temas (de políticos, de artistas, de ocorrências, críticas à situação do país, etc) pesquisados em revistas e jornais.
- Se possível, trazer charges lançadas à época de fatos marcantes da História.
- A própria turma julgará a adequação do material trazido para o cumprimento da tarefa.
- Será considerada "vencedora" a equipe que apresentar maior variedade de autores e de temas.
 SUGESTÃO:
 Pode-se também pesquisar e interpretar charges animadas em vídeos, disponíveis na internet e propor aos alunos que busquem diferentes maneiras de apresentar charges criadas por eles. 
 AVALIAÇÃO:
Avaliar o desempenho global dos alunos continuamente a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
 FONTE: .http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/charges.htm

A charge animada

Essa aula deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Objetivos da aula:

#Ler e interpretar charges  animadas.
#Perceber a intertextualidade.
#Realizar inferências.
#Perceber  a voz como elemento provocador do riso.
#Perceber a opinião e a informação na charge.
#Identificar a crítica implícita na charge.
Entrar em:http://charges.uol.com.br/
                 ou outros sites sobre o assunto.
Escolher uma das charges lidas e responder as questões:
1. Qual o assunto enfocado na charge?
2. O que mais chamou a atenção ao ler a charge ?
3. Que aspecto do mundo real é criticado pelo autor?
4. Há exageros nos traços das personagens?  Quais?
5.  Que valores sociais foram invertidos na charge? Qual a intenção do chargista com essa inversão?
6. Qual a crítica feita através dessa charge?
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   Charges analizadas